sábado, novembro 11, 2006

Atividades de Ensino

1. Política e vocação

O projeto tem por objetivo um maior conhecimento da trajetória profissional dos professores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL), permitindo, por meio de um bate-papo, oferecer ao estudante uma maior aproximação professor-aluno, bem como uma ampliação das perspectivas de atuação profissional do cientista político.

Atualmente, apenas um evento foi realizado, e contou com a presença da diretora do Instituto, professora Lúcia Avelar. Para o 1º semestre de 2006, já estão agendados mais dois encontros, com o tutor do PET-POL, Terrie Groth, e com um professor ainda a definir.

2. Bate-papo acadêmico

Tal atividade tem por objetivo fornecer aos alunos de graduação a oportunidade de entrar em contato com os possíveis campos de estudo da Ciência Política, bem como oferecer um espaço de discussão a respeito de temas relevantes para a formação do cientista político. Dentre os Bate-papos já realizados, os mais recentes foram:

"Por que os ricos são ricos?" com o Prof. Marcelo Medeiros, economista com doutorado em Ciências Sociais pela UnB e Coordenador do Centro Internacional de Pobreza da Onu no IPEA. Prêmio Melhor Tese do Brasil na ANPOCS.

"A violência do Poder: uma analise comparada das ditaduras latino-americanas", com Anthony Pereira, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de Tale, USA.

3. Politéia

O POLITEIA foi idealizado como um Programa de Ensino, Pesquisa e Formação Política, centrado no projeto de simulação das atividades parlamentares. Sua função principal é prover aos cidadãos, em especial os estudantes da graduação, o conhecimento e a vivência das atividades políticas, incrementando a comunicação entre Estado e sociedade civil e proporcionando uma experiência prática do processo político nacional.

O Programa POLITEIA tem como objetivo primordial a conscientização política e social. Todo seu processo, da formulação à implementação, será guiado pelo compromisso assumido pelo Programa POLITEIA e por seus idealizadores de promover o debate sobre problemas políticos nacionais visando uma maior participação dos indivíduos. E fazer com que cada participante do POLITEIA reconheça a responsabilidade social que cabe a todos nós, brasileiros, de procurar respostas para que a possibilidade da construção de um país mais justo e igualitário fique mais próxima da realidade.

O objetivo do POLITEIA é proporcionar ao estudante a oportunidade de se familiarizar com dois processos fundamentais da política: (i) o processo legislativo e (ii) o processo de formação das políticas públicas. Com esse intuito, ao invés de fazer uso de métodos didáticos tradicionais, tais como a realização de cursos, seminários ou fóruns, o POLITEIA se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora, onde o aluno estará participando diretamente da construção de uma proposta de política pública e encaminhará essa proposta para apreciação dos colegas com base em um processo decisório que guarda grande semelhança com o processo legislativo adotado no país. Essa simulação proporcionará ao aluno a possibilidade de se familiarizar não apenas com os principais debates sobre políticas públicas que ocorrem no país, mas também a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional e, em última instância, conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas do país.

Já foram realizadas três simulações do Programa POLITEIA desde 2002: a primeira, em junho de 2003; a segunda, em setembro de 2003 e a terceira em julho de 2004.A primeira edição do Laboratório Político do POLITEIA foi realizada na Universidade de Brasília. Foi simulada uma Comissão Legislativa, denominada pela organização “Comissão de Assuntos Sociais”. Participaram vinte estudantes de graduação, distribuídos em oito partidos políticos. O Presidente da Comissão foi escolhido previamente pela organização do Programa e os participantes foram assessorados pela equipe do POLITEIA.

A segunda edição do Laboratório Político do POLITEIA foi realizada na Câmara dos Deputados. Foram simuladas duas Comissões, denominadas “Comissão de Assuntos Econômicos” e “Comissão de Serviços de Infra-estrutura”. Trinta estudantes participaram desta simulação – quinze em cada Comissão –, e foram distribuídos entre quatro partidos políticos e cinco Unidades da Federação. Foi oferecida assessoria regimental aos participantes pela organização do Programa.

A última edição do Laboratório Político do POLITEIA foi realizada também na Câmara dos Deputados e contou com a participação de 45 estudantes da UnB e de outras instituições universitárias do DF. Foram simuladas duas comissões: a “Comissão de Assuntos Sociais” e “Comissão de Constituição e Justiça e de Redação” e sessões plenárias. Os participantes foram divididos em 5 partidos e contaram com assessoria regimental e consultoria formada por colaboradores da Organização previamente treinados.

4. Semana Política

Em ano de eleições para presidente da República, governadores, bem como para os cargos representativos nas Câmaras Federal e Estadual e no Senado, o Centro Acadêmico de Ciência Política – CAPOL -, o Programa de Educação Tutorial em Ciência Política – PET/POL - e a STRATEGOS Consultoria Política Júnior trouxe à discussão o tema "Democracia e Eleições no Brasil: problemas, fragilidades, perspectivas" na I SEMANA POLÍTICA do curso de Ciência Política da UnB.
O ciclo de debates ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de Setembro de 2006 , no Auditório Joaquim Nabuco, FA. A programação foi a seguinte:

12/09- Terça feira.

10:00h Mesa: Democracia e Eleições no Brasil ->David Fleisher e Lúcia Avelar.

12:00h Filme: Vocação do Poder

14:30h Mesa: O Sistema Eleitoral Brasileiro e a Reforma Política ->Walter Costa Porto, Maria Francisca Coelho e Antônio Octavio Cintra.

13/09- Quarta-feira.

10:00h Mesa: Cultura Política e Corrupção no Brasil -> Débora Messenberg e Ricardo Caldas.

12:00h Filme: Muito Além do Cidadão Kane.

16:00h Mesa: Mídia e Eleições -> Suzy de Souza, Hélio Doyle e Flávia Biroli.

14/09- Quinta-feira.

10:00h DEBATE entre os candidatos ao governo do DF, no Centro Comunitário Athos Bulcão (organizado pela Reitoria).

12:00h Filme: Essa é a cara da democracia.

14:30h Mesa: Participação Política no Brasil-> Lúcia Avelar e Rebecca Abers.

Nenhum comentário: