sábado, novembro 11, 2006

Cinema Político


O Projeto Cinema Político é uma iniciativa do PET/POL que conta com o apoio do IPOL e do CAPOL e visa a familiarização dos alunos da graduação da UnB com temas políticos relevantes para a história mundial e brasileira retratados através de filmes e documentários nacionais e estrangeiros.
.
A integração entre política e cinema é capaz de ampliar o campo do conhecimento teórico e prático e a esfera de reflexão e debate que deve ser incentivada na universidade brasileira através do fomento à arte e à cultura e do estudo de temas relevantes para a sociedade.
.
As sessões do Cinema Político, além de promoverem períodos de lazer, são complementadas com debates acerca do tema exposto com a presença de acadêmicos, universitários, especialistas e cineastas, orientadas no sentido de cumprir o papel acadêmico do projeto.
.
As sessões do Cinema Político acontecem às quartas-feiras e quintas-feiras no horário do almoço na FA.O tema escolhido para o segundo semestre de 2006 é: ÁFRICA. O cronograma está listado abaixo:
.
Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás.
Direção: Renato Barbieri, Brasil, 1998, 54 min.
.
O documentário faz uma viagem no espaço e no tempo em busca das Origens africanas da cultura brasileira. Historiadores, antropólogos e sacerdotes africanos e brasileiros relatam fatos históricos e dados surpreendentes sobre as inúmeras afinidades culturais que unem os dois lados do Atlântico. Filmado no Benim, no Maranhão e na Bahia.
.
Abc África (legenda em espanhol)
Direção: Abbas Kiarostami, Irã/Uganda, 2001, Documentário, 85min.
.
Dispondo de duas câmeras digitais, Kiarostami e seu assistente viajam para Uganda, país assolado pela crise da AIDS, para gravar um documentário sobre as milhares de crianças portadoras do vírus e os esforços (ou falta deles) em ajudá-las, seja de ONGs de mulheres ou propagandas religiosas do governo.

As ruas de Casablanca
Direção: Nabil Ayouch, França, 2000, 90min.

Quatro meninos de rua buscam sobreviver nas ruas de Casablanca (Marrocos), mesmo que para tanto precisem realizar pequenos furtos. Até que, quando um deles é morto, os demais se esforçam para arranjar dinheiro para realizar um funeral.

Samba Traore (legenda espanhol)
Direção: Idrissa Ouédraogo, França / Suíça / Burkina Faso , 1992, 85 min.
.
Samba foge para sua aldeia, depois de um assalto a um posto de gasolina. O amigo morre num tiroteio. Samba escapa com o dinheiro, mas perde a paz. Ele conhece Saratou. Os dois passam a viver juntos, dando apoio um ao outro, na tentativa de esquecer o passado. Saratou tem um filho de dez anos, Ali, de um homem a quem abandonou. Salif, um amigo de infância, e sua mulher Binta, testemunham o ato de desespero de Samba de se livrar de seus pecados.

Nha Fala
Direção: Flora Gomes Portugal França Luxemburgo, 2002, 90 min.

Vita é uma jovem africana, proibida de cantar devido a uma maldição ancestral que ameaça qualquer mulher da sua família que o faça. Mas Vita parte para Paris, onde um músico a convence a gravar um cd. Receosa que a mãe descubra, decide partir para África, onde encena a sua morte.

Madame Brouette
Direção: Moussa Sene Absa, Senegal/Canadá/França, 2002, 104 min.

De manhã cedinho no bairro Niayes Thiokeert, "Colina das perdizes", ouvem-se tiros. Ante os vizinhos que acorreram, Naago cai, perfurado de balas. Aquela que todos chamam de Madame Brouette confessa que matou seu marido. Mas no bairro as mulheres se juntam para elogiar essa mulher jovem divorciada, mãe de uma menina, vendedora ambulante de frutas e legumes.O filme segue o caminho inverso da história, para descobriu o que pode tê-la levado a tal gesto.
.
En Attendant Le Bonheur

Abdallah, um menino, encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto esperam para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia: Nana, mulher sensual que tenta seduzi-lo, Makan, que quer partir como ele, Maata, ex-pescador transformado em eletricista e seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local.Os destinos cruzam-se e descruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonteesperam uma felicidade hipotética.

Nenhum comentário: